domingo, 9 de agosto de 2009

Tudo sobre a Bundesliga 2009/10

Bayer Leverkusen


O Bayer Leverkusen não se reforçou muito para a temporada. Chegaram apenas dois jogadores: o finlandês Hyypia que estava encostado no Liverpool e o jovem Daniel Schwaab. A equipe acredita no bom desempenho dos meias Renato Augusto e Tranquillo Barnetta, muito pouco para brigar pelo título.


Chegaram: Sami Hyypia (Liverpool-ING) e Daniel Schwaab (Freiburg-ALE)


Saíram: Karim Haggui (Hannover-ALE) e Pirmin Schwegler (Frankfurt-ALE)


Destaques: Adler, Renato Augusto e Barnetta.


Palpite: Briga pela Liga Europa


Bayern de Munique


O Bayern vem todo reformulado para buscar o título da Bundesliga, que escapou na temporada passada. O clube foi às compras e trouxe seis novas caras para o elenco. No banco também tem novidade, o time bávaro conta agora com o holandês Louis van Gaal. A equipe de Munique entra forte na disputa pela salva de prata.


Chegaram: Anatoliy Tymoshchuk (Zenit-RUS),Daniel Pranjic (Heerenveen-HOL), Ivica Olic (Hamburgo-ALE), Edson Braafheid (Twente-HOL), Alexander Baumjohann (Borussia Monchengladbach) e Mario Gómez (Stuttgart-ALE)


Saíram: Tim Borowski (Werder Bremen-ALE), Lukas Podolski (Colônia-ALE), Lucio (Inter-ITA) e Zé Roberto (Hamburgo-ALE)


Destaques: Philipp Lahm, Franck Ribéry, Miroslav Klose, Luca Toni e Mario Gomez.


Palpite: Briga pelo título


Bochum


O Bochum não entra com grandes pretensões no Campeonato Alemão. Para se ter uma idéia o clube só contratou um jogador para essa temporada. Será mais um ano difícil para o time, que escapou do rebaixamento nas últimas rodadas da temporada anterior.


Chegou: Andreas Johansson (Halmstad-SUE)


Saiu: Ninguém


Destaques: Slawo Freier, Joel Epallé e Diego Klimowicz


Palpite: Briga pra não ser rebaixado


Borussia Dortmund


O Borussia Dortmund entra nessa Bundesliga pensando em voltar ao cenário europeu e para isso quer chegar à Liga dos Campeões. A equipe, que conta com a torcida mais fanática da Alemanha, trocou apenas o ataque. O suíço Frei foi embora dando lugar ao argentino Barrios, que foi muito bem atuando pelo Colo Colo.


Chegaram: Lucas Barrios (Colo Colo-CHI), Sven Bender (Munique 1860-ALE), Markus Feulner (Mainz 05) e Dimitar Rangelov (Energie Cottbus-ALE)


Saíram: Alexander Frei (Basel-SUI) e Giovanni Federico (Arminia Bielefeld-ALE)


Destaques: Dede, Tinga, Tamas Hajnal, Mohamed Zidan e Lucas Barrios.


Palpite: Briga por uma vaga na Liga Europa


Borussia Monchengladbach


O Borussia Monchengladbach tenta fazer uma campanha mais digna do que à anterior, quando quase foi rebaixado para a segunda divisão. Houveram mudanças no elenco e os dois principais jogadores da equipe acabaram saindo. O clube não conseguiu segurar os altos valores oferecidos a Marko Marin e Alexander Baumjohann.


Chegaram: Juan Arango (Mallorca-ESP), Raul Bobadilla (Grasshopper-SUI) e Marcel Meeuwis (Roda-HOL)


Saíram: Sharbel Touma (Iraklis-GRE), Marko Marin (Werder Bremen-ALE) e Alexander Baumjohann (Bayern de Munique)


Destaques: Dante, Arango e Oliver Neuville.


Palpite: Briga para não ser rebaixado


Colônia


Depois de acertar a contratação de Lukas Podolski junto ao Bayern, o Colônia ficou entusiasmado com a sua participação nessa temporada do Campeonato Alemão. O clube quer no mínimo uma vaga na Liga Europa. Para isso reforçou o seu meio de campo, trazendo o português Maniche, que irá atuar ao lado do seu compatriota Petit. Se depender da empolgação da diretoria do Colônia a equipe pode sonhar até mais alto.


Chegaram: Lukas Podolski (Bayern de Munique-ALE), Maniche (Atlético de Madrid-ESP), Christopher Schorch (Real Madrid-ESP) e Sebastian Freis (Karsruher-ALE)


Saíram: Derek Boateng (Getafe-ESP) e Thomas Broich (Nuremberg-ALE)


Destaques: Lukas Podolski, Maniche e Petit.


Palpite: Briga pela Liga Europa


Eintracht Frankfurt


O Frankfurt sempre é um time chato de se jogar contra. Na temporada passada tirou pontos importantes das equipes que estavam na frente. Nessa temporada o Eintracht busca uma vaga na Liga Europa, mas com poucos investimentos ficará complicado o êxito.


Chegaram: Ralf Fahrmann (Schalke 04-ALE), Selim Teber (Hoffenheim-ALE), Pirmin Schwegler (Bayer Leverkusen-ALE) e Maik Franz (Karsruher-ALE)


Saíram: Junichi Inamoto (Rennes-FRA) e Michael Fink (Besiktas-TUR)


Destaques: Ioannis Amanatidis, Mehdi Mahdavikia e Umit Korkmaz.


Palpite: Briga no meio da tabela


Freiburg


O Freiburg entra no Campeonato Alemão com o objetivo de permanecer na primeira divisão. O clube chegou à elite do futebol germânico após ser o campeão da Bundesliga 2 (segunda divisão).


Chegaram: Mensur Mujdza (NK Zagreb-CRO) e Cedric Makiadi (Duisburg-ALE)


Saiu: Daniel Schwaab (Bayer Leverkusen)


Destaques: Mohamadou Idrissou, Yacine Abdessadki e Jonathan Jäger.


Palpite: Briga pra não ser rebaixado


Hamburgo


O Hamburgo terminou a temporada passada na quinta colocação e decidiu que nessa temporada o clube viria muito mais forte em busca até do título. O clube é bicampeão alemão e não levanta a salva de prata à 27 anos, já que a última conquista ocorreu na temporada 1981/82.


A equipe do técnico Bruno Labbadia perdeu um de seus ídolos: Ivica Olic que foi para o Bayern. Porém trouxe o jovem talento sueco Marcus Berg, que brilhou na Eurocopa sub-21 e de quebra acertou com o brasileiro Zé Roberto.


Chegaram: Zé Roberto (Bayern de Munique-ALE), Eljero Elia (Twente-HOL), Marcus Berg (Groningen-HOL), David Rozehnal (Lazio-ITA), Tomás Rincón (Deportivo Táchira-VEN) e Robert Tesche (Arminia Bielefeld-ALE)


Saíram: Ivica Olic (Bayern de Munique-ALE), Raphael Wolf (Kapfenberger-ALE), Thimothee Atouba (Ajax-HOL) e Khalid Sinouh (Utrecht-HOL)


Destaques: Zé Roberto, Piotr Trochowski, Mladen Petric e Paolo Guerrero.


Palpite: Briga pelo título


Hertha Berlim


O Hertha Berlim na temporada passada até que tentou conquistar o seu primeiro título do Campeonato Alemão, mas não passou do quarto lugar. O grande destaque da campanha foi o brasileiro Cícero que permanece no clube. Além dele, o Hertha conta com mais três brasileiros em seu elenco: Kaká, Raffael e Lúcio.


O ataque ganhou o reforço de Artur Wichniarek, que pelo fraco Arminia Bielefeld se destacou balançando as redes 13 vezes.


Chegaram: Nemanja Pejcinovic (Rad-SER), Artur Wichniarek (Arminia Bielefeld-ALE), Rasmus Bengtsson (Trelleborg-SUE) e Christoph Janker (Hoffenheim-ALE)


Saíram: Marko Babic (Zaragoza-ESP) e Josip Simunic (Hoffenheim-ALE)


Destaques: Cícero, Artur Wichniarek e Arne Friedrich.


Palpite: Briga pela Liga dos Campeões


Hoffenheim


Para a disputa da sua segunda Bundesliga na história o caçula Hoffenheim manteve a base que fez um bela temporada 2008/09. Nomes como Ibisevic, Salihovic, Demba Ba, Carlos Eduardo e Andreas Beck continuam no clube, mesmo tendo o interesse de vários times.


O treinador Ralf Rangnick ainda ganhou dois reforços importantes. Pra zaga veio Simunic, que deve ser titular. No meio de campo o Hoffenheim buscou Maicosuel que estava jogando bem no Botafogo.


Chegaram: Maicosuel (Botafogo-BRA), Christian Eichner (Karsruher-ALE), Franco Zuculini (Racing Club-ARG) e Josip Simunic (Hertha Berlim-ALE)


Saíram: Christoph Janker (Hertha Berlim-ALE) e Selim Teber (Frankfurt-ALE)


Destaques: Vedad Ibisevic, Demba Ba, Sejad Salihovic e Carlos Eduardo.


Palpite: Briga pela Liga Europa


Hannover 96


O Hannover não deve brigar por muita coisa nessa temporada da Bundesliga. A equipe que ficou na 11ª colocação no campeonato passado é praticamente o mesmo. Dieter Hecking, treinador do time, acredita no potencial do polonês Jacek Krzynowek e do atacante Mikael Forssell para ficar ao menos no meio da tabela.


Até hoje o melhor resultado do Hannover na Bundesliga foi um quinto lugar, que aconteceu na temporada 1964/65.


Chegaram: Constant Djakpa (Bayer Leverkusen-ALE) e Karim Haggui (Bayer Leverkusen-ALE)


Saíram: Chavdar Yankov (Duisburg-ALE), Bastian Schulz (Kaiserslautern-ALE) e Frank Fahrenhorst (Duisburg-ALE)


Destaques: Robert Enke, Jacek Krzynowek e Mikael Forssell.


Palpite: Briga no meio da tabela


Mainz 05


Permanecer na elite do futebol alemão. Essa é a meta planejada pelo Mainz pra essa temporada 2009/10. A base do time é a mesma que foi vice-campeã da segunda divisão e tem o reforço do austríaco Andreas Ivanschitz. Não será nada fácil a briga do Mainz para continuar figurando entre os 18 clubes da Bundesliga.


Chegaram: Andreas Ivanschitz (Panathinaikos-GRE), Eugen Polanski (Getafe-ESP) e Heinz Muller (Barnsley-ING)


Saiu: Markus Feulner (Borussia Dortmund-ALE)


Destaques: Andreas Ivanschitz e Daniel Gunkel.


Palpite: Briga pra não ser rebaixado


Nuremberg


De volta a Bundesliga o Nuremberg promete fazer uma boa campanha. A equipe que já foi campeã alemã na temporada 1967/68 manteve o time que disputou a segundona e conseguiu o acesso.


A grande esperança do clube são os gols do eslovaco Marek Mintal que marcou 16 gols na Bundesliga 2.


Chegaram: Thomas Broich (Colônia-ALE) e Harvard Nordtveit (Salamanca-ESP)


Saiu: Ninguém


Destaques: Angelos Charisteas, Marek Mintal e Daniel Gygax.


Palpite: Briga no meio da tabela


Schalke 04


O Schalke 04 ficou devendo pra sua torcida na temporada passada, quando ficou apenas na oitava posição da Bundesliga. Para tentar fazer um campeonato muito mais empolgante pra sua torcida, nada melhor do que trazer o treinador campeão. Felix Magath, que estava no Wolfsburg foi contratado e promete um time brigando pelo título.


Chegou: Vasilis Pliatsikas (AEK-GRE)


Saíram: Ralf Fahrmann (Frankfurt-ALE), Mladen Krstajic (Partizan-SER) e Orlando Engelaar (PSV-HOL)


Destaques: Manuel Neuer, Kevin Kuranyi e Halil Altintop.


Palpite: Briga pela Liga Europa


Stuttgart


O Stuttgart chegou perto do título na temporada passada, mas acabou com a honrosa terceira colocação. Para a disputa da Bundesliga o time sofreu uma baixa, já que seu artilheiro Mario Gómez acertou com o Bayern de Munique. Para seu lugar foi contratado o russo Pavel Pogrebnyak que deve fazer uma boa dupla de ataque com o brasileiro naturalizado alemão Cacau.


No meio mais uma cara nova, que é o bielo-russo Alexander Hleb, que teve boa passagem pelo Arsenal, mas não estava sendo aproveitado no Barcelona.


Chegaram: Pavel Pogrebnyak (Zenit-RUS), Alexander Hleb (Barcelona-ESP), Stefano Celozzi (Karlsruher-ALE) e Alessandro Riedle (Grasshopper-SUI)


Saiu: Mario Gómez (Bayern de Munique-ALE)


Destaques: Jens Lehmann, Thomas Hitzlsperger, Pavel Pogrebnyak e Alexander Hleb.


Palpite: Briga pela Liga dos Campeões


Werder Bremen


A temporada passada não foi nada boa para o Werder Bremen. Na Bundesliga uma campanha muito fraca culminando com a 10ª colocação. O clube chegou à final da Copa da UEFA (agora Liga Europa), mas foi derrotado pelo Shakhtar Donetsk. O Werder só conseguiu se redimir um pouco porque venceu a Supertaça da Alemanha.


Uma grande baixa pra essa temporada foi à saída do maestro Diego que foi para a Juventus de Turim. Para o seu lugar a diretoria contratou Tim Borowski, que já teve boa passagem pelo clube. Buscou também a revelação do futebol alemão Marko Marin. Além de manter o talentoso Mesut Özil. Se Özil, Marin, Moreno, Borowski e Frings resolverem jogar bem o Werder Bremen promete uma boa temporada para seus fâs.


Chegaram: Tim Borowski (Bayern de Munique-ALE), Marko Marin (Borussia Monchengladbach-ALE) e Marcelo Moreno (Shakhtar Donetsk-UCR)


Saíram: Diego (Juventus-ITA) e Max Kruse (St Pauli-ALE)


Destaques: Torsten Frings, Mesut Özil, Marcelo Moreno e Marko Marin.


Palpite: Briga pela Liga dos Campeões


Wolfsburg


O campeão da Bundesliga passada continua muito forte em busca do bicampeonato. Vários jogadores estavam cotados para sair, porém a Volkswagen, dona do time, bancou a permanência dos atletas e ainda reforçou o elenco dos Lobos.


A única diferença pra essa temporada está no banco de reservas. Felix Magath foi para o Schalke 04 e o Wolfsburg trouxe o bom Armin Veh.


Chegaram: Obafemi Martins (Newcastle-ING), Fabian Johnson (Munique 1860-ALE), Karim Ziani (Olimpique de Marselha-FRA) e Thomas Kahlenberg (Auxerre-FRA)


Saíram: Sergiu Radu (Energie Cottbus-ALE), Alex (Vitória de Guimarães-POR), Yoshito Okubo (Kobe-JAP) e Kamani Hill (Vitória de Guimarães-POR)


Destaque: Grafite, Edin Dzeko, Zvjezdan Misimovic, Josué e Diego Benaglio.


Palpite: Briga pelo título


Quem será o campeão dessa temporada? O Wolfsburg consegue o bi? O Bayern mostra quem manda na Alemanha? O Werder Bremen sem Diego? O Schalke de Kuranyi? O Hamburgo agora com o Zé Roberto? Deixe seu comentário.

5 comentários:

  1. Não sei vc, mas acho que quando esse time do Bayern estiver 100% vai ser dificil para-lo!

    ResponderExcluir
  2. Previsões da temporada – Chelsea no blog, acesse e comente. www.nyaesportes.zip.net

    ResponderExcluir
  3. pra mim o favorito do camp alemão pra essa temporada e o hamburgo agora com o zé roberto vai ficar um time bastante competitivo, um salve bianchi ta representando ai nesse blog,abração!!!

    ResponderExcluir
  4. Bianchi gostei do seu blog comenta no meu tb www.esportessemfronteiras.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Valeu Artur, obrigado pelos elogios e realmente o Hamburgo vem forte nessa temporada...

    Beleza Nickolas, entrarei no seu blog...

    Du o Bayern tem um time forte mesmo, mas a zaga ainda não é confiável...

    abraço à todos

    ResponderExcluir